Biografia

Biografia

Nascido no Caribe Colombiano, em 1986, mas formado futebolísticamente em Bogotá, Falcao é a última grande aparição do futebol colombiano. A vida parecia vir através de um destino muito diferente do seu pai, Radamel, defensor samário que sabia jogar futebol profissional. Falcao herdou a paixão e a vontade do jogador sacrificado, mas a poucos metros mais à frente, Falcao ele é avançado (ponta-de-lança).
"Foi para a equipa da Selecção para ser o artilheiro, mais uma vez, permaneceu por lá e ainda não chegou ao topo da artilharia", disse um ex-companheiro.
Precisamente para o público colombiano, que nunca o tinha visto no torneio profissional, a primeira notícia de Falcao veio dos seus "escândalos" com a primeira rede na juventude do futebol-ambiente bogotano e Nacional.
Falcao era uma das principais promessas entre as crianças e jovens mais destacadas no panorama desportivo, mas de repente, os holofotes da imprensa perderam-no de vista. Algum tempo depois, todos sabiam que este era um promissor jogador que estava no River Plate, uma das mais importantes equipas de futebol da Argentina.
Entre esses dois eventos é uma história especial. Samário tinha sido tentado na tenra idade de 11 anos para o Ajax de Amesterdão, um clube que tem uma reputação internacional de futebol infantil co-opt, mofo, e torná-los grandes jogadores. Littmanen, Finidi, Kanu entre muitas outras crianças (assim como o colombiano Johnnier Montano) emigrou de sua terra natal para se destacar como figuras do futebol mundial. A verdade é que Falcao teria um outro destino, pois sua família acredita que ainda era muito jovem para emigrar, e talvez porque ele tinha um destino em mente.
Esse destino tomou forma na Argentina, quando o "Tigre" teve a sua oportunidade. Uma das maneiras como muitos jogadores latino-americanos vêem que os seus sonhos se podem realizar é aceder a uma prova nas equipas que desejam integrar; mas também num jogo contra o destino, pois para seguir em frente é preciso talento e sorte.
Falcao apresentou-se no início de 2000, e teve a sua oportunidade do destino no River. Desde que era uma criança de 14 anos, Falcao demonstrava uma personalidade de vencedor e talento de goleador.
De oitavo a terceiro no River foi apenas uma questão de adaptação ao meio. E no nível intermediário baixo, Falcao reforçaria suas qualificações para se tornar no avançado que hoje reconhecemos. Oportunismo, num salto invejável, ataca os perfis de bola e de gestão, foram os valores observados nos seus tempos na Colômbia, mas que têm a marca da escola que estava na Argentina, River. Era uma questão de tempo, paciência e trabalho para continuar naquele caminho.
Falcao estreou-se contra o Instituto. Recorde-se, juntamente com outras crianças de baixa-Federico Almerares e "Pipita Higuaín" entre eles, como a promoção de novo ataque da banda. Uma noite fria, em Maio de 2005, o "Tigre" chocou a bola contra a trave, mas não conseguiu marcar. Já era um assíduo convocado por DT milionário e "pintado" como uma promessa.
As mudanças na direcção de alguém que fez a sua estreia, e com a chegada de Reinaldo Merlo à direcção do milionário foi o ponto decisivo no desempenho futuro do goleador. "Mustard" apostou em Falcao como um valor a ter em conta após uma série de derrotas e faltas de golos.
Foi contra o Independiente, a 2 de Outubro de 2005, o "Tigre" conseguiu o seu primeiro golo no futebol argentino. Qualquer fã do River se lembra da expressão da emoção do colombiano, que deu graças a Deus pelo seu primeiro golo, algo que deve ser uma sensação indescritível para quem tem a tarefa de marcar golos e, por esse jovem que tinha apostado tudo para ter uma carreira no futebol noutro local. Isso foi demonstrado com a euforia desencadeada naquele domingo, quando o "Tigre" não pareceu acreditar no que o destino lhe havia preparado.
Sete golos em sete jogos mostrou o valor do novo ídolo do River Plate. Os mídia destacaram o trabalho de Falcao, que estava a começar a ser considerado pelo treinador colombiano. Já não era a promessa de que tanto tínhamos ouvido falar na Colômbia, mas um atacante efectivo que estava a começar a pesar sobre o ataque da equipa.
No melhor momento dessa série, uma distensão afasta Falcao da competição. A má sorte também se estendeu a 2006, quando uma lesão muscular o volta a deixar de fora quase todo o ano.












Mas o regresso do "Tigre" seria anunciado no Verão de 2007, quando o colombiano marcou seu primeiro golo pelo Boca, o rival clássico. Com Daniel Passarella como técnico - que o elogiou, chamando-o "novo Van Basten" - foi voltando ao seu nível, quando converteu por 3 vezes na América do Sul, e voltou a facturar contra o Boca, e coroou-se campeão pela primeira vez, no River, com a equipa de Simeone que lhe dava a alegria, depois de 4 anos. Falcao já é um indiscutível.
O seu salto para a Europa foi imediato e foi para uma das equipas de topo em Portugal, que adquiriria o jogador na temporada de 2009 - 2010. Falcao deixou o River como uma criança que sai de casa para seguir em frente. Ele desembarcou no Porto para colocar, desta vez uma camisa azul e branca, com um dragão como um logótipo. "Eu quero marcar uma época no Porto", foram as palavras dele para os fãs lusos acostumados a levantar taças e comemorar campeonatos.
A adaptação para o futebol Português de futebol foi imediata e Falcao respondeu melhor do que o esperado nos primeiros seis meses no clube. Marcou 11 golos em 19 jogos e na sua primeira temporada com a equipa marcou em 36 oportunidades, com uma média de 0,86 golos por jogo. Assim, o "Tigre" mostrou que ele estava no auge do futebol europeu (marcou o melhor golo na Liga dos Campeões de 2010).
A sua relação com o futebol tem mostrado que também é um grande homem. A sua retenção e inteligência nas suas declarações, a imagem que tem dado é de um homem amigo dos seus amigos e futebol sempre acessível para completar os seus valores. Muitos golos no River ou na Europa, e de grande valor para a seleção da Colômbia, serão as letras deste atacante de destaque no futebol mundial.
O Falcao completou 2 épocas pelo Porto, onde jogou em 84 partidas e fez 72 golos. Isto chamou a atenção dos principais clubes da Europa, que entraram numa corrida para contratar o goleador da Liga Europa, e depois de muita negociação, foi o Atlético de Madrid que conseguiu seduzir o Falcao e pô-lo com a camisola #9 dos Colchoneros. O negócio foi anunciado pelo FC Porto no dia 18 de Agosto de 2011, e a transferência custou ao Atlético €40 milhões. Agora vem um novo desafio para El Tigre, na chamada Liga das Estrelas, onde o Falcao espera poder brilhar com luz própria. A sua relação com o futebol tem-nos mostrado também que ele é um grande homem, a contenção e inteligência dos seus comentários, a imagem que transmite de alguém amigo dos seus amigos e sempre acessível complementam os seus valores futebolísticos. E tudo isto apenas com 26 anos. Muitos golos no River e na Europa e um grande valor para a selecção Colombiana serão as cartas de apresentação deste avançado de destaque do futebol mundial.


Back to Top