Falcao, a quem o FC Porto pretende prolongar o contrato e, simultaneamente, é cobiçado pelo Chelsea de André Villas-Boas que o terá sondado com uma proposta milionária, passa por uma situação algo complicada, mas... positiva, não sendo de admitir, por isso, na opinião do psicólogo do desporto Jorge Silvério, uma quebra do seu rendimento desportivo. Estar longe do Porto, concentrado com a selecção da Colômbia que prepara a Copa América, também ajuda Falcao.
"Para o jogador, é uma situação relativamente complicada, mas pela positiva, porque por um lado tem o seu actual clube, com o qual obteve uma série de êxitos, a desejar a sua continuidade e a reconhecer, daí a vontade de melhorar as condições contratuais, o seu contributo. Do outro há um pretendente a fazer-lhe uma proposta milionária. Não será fácil, nesta fase, manter-se plenamente concentrado, mas o facto de estar longe do centro de pressão [cidade do Porto] acaba por ser positivo. No seu quotidiano, não tem as pessoas na rua, adeptos ou sócios do clube, a falar com ele, pedindo para continuar", começou por referir o especialista.
Segundo Jorge Silvério, o rendimento de um futebolista numa situação de incerteza depende da sua personalidade. "Uns encaram-na com normalidade e o próprio Falcao já teve um percurso de certo modo incerto, entre o 'sim' ao Benfica ou ao FC Porto. Isso confere-lhe alguma experiência, porque, quanto ao resto, depois do sucesso no FC Porto, uma eventual mudança para o Chelsea não será muito diferente, a não ser no impacto e na visibilidade que terá numa Liga como a de Inglaterra."
Este especialista já lidou, na sua sua vida profissional, com um caso idêntico ao que está a viver o melhor marcador da Liga Europa. "Conseguir manter, nesta situação de incerteza, um bom rendimento desportivo, depende da personalidade do jogador e do tempo que a mesma pode durar. O ideal, para não afectar o jogador, é que seja resolvida o mais rápido possível, com ele a optar por aquilo que acha ser melhor. Há uns que não se concentram e outros que encaram esse impasse da melhor forma, na certeza de quer tudo se resolverá."
- in "o jogo"
Enviar um comentário