Falcao é o melhor marcador das provas da UEFA



Nem Messi, nem Ronaldo. O melhor marcador das competições europeias mora no Estádio do Dragão e chama-se Radamel Falcao García Zárate. Com o hat trick apontado ao Spartak, o colombiano passou a ter dez golos na Liga Europa, sem contabilizar o golo apontado ao Genk no play-off de acesso a esta prova porque UEFA só reúne dados estatísticos a partir da fase de grupos.

Com uma média de um golo por jogo, El Tigre ultrapassou toda a concorrência, destacando-se na liderança dos artilheiros. O principal perseguidor ainda é o italiano Rossi, do Villarreal, que também marcou nesta jornada, e que soma nove golos. A seguir, na lista de melhores marcadores estão três jogadores que actuam na Liga dos Campeões: Messi, Eto'o e Mário Gomez, todos com oito golos. Ronaldo tem cinco. A luta promete continuar visto que a maioria destes jogadores ainda se encontra em prova. Aliás, perspectiva-se um frente-a-frente entre Falcao e Rossi nas meias-finais da Liga Europa, depois de tanto o FC Porto como o Villarreal terem "despachado" os respectivos adversários com um 5-1, na primeira-mão dos quartos.

Curiosamente, Falcao estava em branco em jogos europeus desde o hat trick na neve, ao Rapid de Viena. Seguiram-se quatro partidas em que não houve rugidos de El Tigre, até ao jogo perfeito de quinta-feira em que fez três golos e uma assistência. As outras vítimas europeias de Falcao são o CSKA de Sófia e o Besiktas.

A cumprir a segunda temporada de dragão ao peito, Falcao já é o terceiro melhor marcador de sempre do FC Porto nas competições europeias. São 15 golos (em 20 jogos), quatro na edição anterior da liga dos milionários e onze nesta Liga Europa, agora já acrescentando o golo dos play-off. Só Fernando Gomes e Mário Jardel têm melhor registo. O português conseguiu 17 golos em 49 jogos e o brasileiro 19 golos em 32 encontros.

- in ojogo.pt

Back to Top